sábado, 29 de agosto de 2015

PROJETO FOLCLORE. MEDICINA POPULAR.

          Momento de entrevista e coleta de informações sobre o tema colocado pra nós, turma da EJA da Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz. Dona Francisca, conhecida como Tica de Budeco, nos recebeu em sua residência e nos deu uma explanação minuciosa sobre as ervas medicinais, tema a nós proposto para o dia do Folclore. Ela falou também sobre os diversos tipos de curas que realiza em adultos e crianças que ficam curados através da fé. Degustamos também um delicioso lambedor próprio para combater gripes (resfriados). Na culminância, nesta sexta-feira, apresentamos o trabalho realizado através de painéis e da palavra do professor e estudantes da turma. Na ocasião, houve degustação de chás. Foi muito rico e proveitoso, tendo o incentivo e total apoio dos gestoresJulimara X Francisco e Felipe Eduardo como também de toda a equipe escolar. Obrigado!

















sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PRIMEIRA POSTAGEM DO NOVO BLOG

Nesta quarta-feira foi realizada uma aula no Laboratório de Biociências com microscópio e observação de células. A turma do 1º ano noturno da Escola Estadual Teônia Amaral, que está iniciando a disciplina Biologia, participou desta aula prática a qual puderam conhecer o microscópio, observar as estruturas histológicas e consequentemente as células das cebolas, que são células relativamente grandes comparadas às células animais, o que facilita a observação. Os estudantes coletaram dados e informações para posterior relatório juntamente com uma síntese sobre as teorias celulares desde Robert Rooke até a citologia moderna.















Experiência química com o 1º ano. Polaridade das substâncias.

RESGATANDO MATÉRIAS ANTIGAS


          Neste dia 18 de setembro de 2014 na Escola Estadual Teônia Amaral, Florânia/RN, foi realizado com a turma do 1º ano noturno um experimento no qual se fez a mistura da água com o óleo. Em seguida, foi adicionado o detergente. Com este simples experimento, demonstra-se que as substâncias podem ser polares e apolares, condição presente a nível atômico. 
          Quando, nos átomos, os prótons e elétrons são arranjados de forma equilibrada e não há diferença de eletronegatividade, a substância é apolar. Quando há diferença de eletronegatividade entre os átomos e ocorre deslocamento de carga na molécula, fica polar com cargas positivas e negativas, como se fosse uma pilha. Sabe-se que substância apolar não se mistura à substância polar, caso do óleo e água. 




          Percebe-se contudo que há substâncias que podem quebrar essa diferença e unir essas duas substâncias. Isso ocorre com o detergente, álcool e outros materiais de limpeza. Explica-se pelo fato de que essas substâncias têm as duas propriedades ao mesmo tempo, justificando o papel desses produtos no dia-a-dia. Os educandos, logo que associam o conhecimento científico ao empírico passam a compreender melhor a importância e a função das substâncias que são úteis em nossas casas e em nossa vida.





HIDROCARBONETOS: COMBUSTÍVEIS, BORRACHAS, PLÁSTICOS, TINTAS E FERTILIZANTES.

RESGATANDO MATÉRIAS ANTIGAS

    


        Estudando hidrocarbonetos em Química, produzimos junto ao 3º ano noturno material concreto demonstrando objetos de borracha (látex): luvas cirúrgicas, borracha escolar, chupetas, bicos de mamadeira, bexigas e ligas, cuja composição molecular é o isopreno, um alcadieno conjugado de duas ligações covalentes duplas na unidade molecular.
    Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente porligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos. Praticamente todos os alcanos ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo, enquanto que os mais pesados, alcenos e alcinos são obtidos no processo de refinação. Podendo também ser sintetizados em laboratório. 

O estado físico dos hidrocarbonetos geralmente é gasoso ou líquido, em virtude de seu baixo ponto de fusão e ebulição, por ser apolares, e unidos por forças intermoleculares fracas, são pouco solúveis em água, ou seja, seu grau de dissociação é bastante pequeno até que seja atingido o equilibrio. Os hidrocarbonetos são subdivididos em alcanos, alcenos e alcinos, podendo ser de cadeias ramificadas, cíclicos ou acíclicos, saturados e insaturados e aromáticos onde:
  • Ramificadas:  possuem ramificações, que são radicais ligados ao carbono.
  • Cíclicos: formam ciclos representados através de formas geométricas.
  • Acíclico: são hidrocarbonetos que possuem cadeias abertas
  • Saturados: possuem somente ligações simples (σ) sendo saturado de hidrogênios (alcanos e cicloalcanos).
  • Insaturados: possuem ligações duplas (σπ) e triplas (σππ), em função destas subtrai-se o hidrogênio (alcenos e Alcinos).
  • Aromáticos: são os hidrocarbonetos que possuem o anel benzênico
Esses compostos orgânicos estão presentes em nosso dia-a-dia em forma de combustíveis do petróleo, borrachas, plásticos, tintas, fertilizantes, etc..








Doenças Causadas por Protozoários




http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/protozoariosdoencas.php  
Doenças causadas por protozoários parasitas envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgãso do sistema genital e os sistema linfático também costituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem.
Caso o agente parasitário utilize dois hospedeiros para completar o seu ciclo de vida, considera-se como hospedeiro definitivo aquele local no qual o parasita se reproduz assexuadamente. Hospedeiro intermediário é aquele no qual o parasita se reproduz assexuadamente.
Quase sempre o homem atua como hospedeiro definitivo; na malária, no entando, a reprodução sexuada dos parasitas ocorre nos pernilongos que são, então, considerados hospedeiros definitivos, sendo o homem o hospedeiro intermediário.

Parasitoses mais frequentes no Brasil causadas por protozoários:

Artigos De "Doenças Bacterianas"

RESGATANDO MATÉRIAS ANTIGAS